Em 31 de agosto de 2001 os dois irmãos Alexandro Guirão e Moacir Guirão Junior tiraram do papel o projeto de ter o seu próprio escritório de Advocacia. Alexandro vinha se dedicando aos estudos para concurso público (magistratura) e Moacir estava concluindo o Curso de Direito. O forte laço familiar e a vontade de criar uma banca de Advocacia, deu origem ao Escritório inicialmente denominado “Guirão Assessoria Jurídica”.

“O início foi bem complicado, pois logo que abrimos o escritório enfrentamos a greve dos 100 dias do Judiciário, que começou em 2001 e terminou em 2002, fazendo que logo no início da nossa trajetória, já tivéssemos que nos adaptar às dificuldades inerentes a qualquer negócio” descreve Dr. Moacir ao falar do primeiro ano de atuação profissional.

Perseveraram ao longo do tempo e entre os anos de 2002 a 2006 se uniram a outros sócios para atender novas áreas de especialidade da advocacia, criando um caminho bem alicerçado em sua história. Em 2006, passaram a usar a denominação Guirão Advogados, que permanece até hoje.

Alexandro Guirão tornou-se mestre em Direito Político Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, fato esse que lhe concedeu título acadêmico que carrega até hoje, como professor Universitário de Direito Empresarial da USCS _ Universidade Municipal de São Caetano do Sul. “A experiência adquirida no mestrado, associada às aulas ministradas na Universidade, dão uma imensa bagagem para minha atuação profissional. Acredito que isso seja um dos pontos fortes de nossa banca” afirma Alexandro ao falar de sua vida dedicada aos estudos e à Academia. Em 2006 o Dr. Moacir, também pela Universidade Mackenzie, tornou-se Especialista em Direito Comercial.

As Advogados Alexandro e Moacir, além da dedicação ao escritório também aplicaram seus conhecimentos em outros locais de grande visibilidade e que sempre demandaram muito conhecimento jurídico. Destacam-se entre eles a Diretoria do Procon de São Caetano do Sul exercida pelo Dr. Alexandro entre os anos de 2009 e 2011. Já Moacir foi Secretário Geral da Ordem dos Advogados do Brasil da Subsecção de São Caetano do Sul no triênio 2010 a 2012.

Durante esses 20 anos de muita dedicação ao trabalho, os irmãos sempre voltaram o seu conhecimento profissional para o atendimento empresarial, atendendo desde pequenas e médias empresas, até empresas internacionais e empresas públicas, como foi o caso do CDHU, companhia que fez parte da vida jurídica do escritório por muitos anos.

“Quando pensamos em prestação de serviços sempre focamos em parcerias fortes e duradouras. De tanto que temos hoje empresários e empresas que são nossos clientes desde que iniciamos o escritório. Para nós tão importante quanto nos mantermos conectados com nossos clientes, é nos preocuparmos em sermos referência para as novas gerações” afirma Moacir.

E a preocupação com o futuro é algo sempre contínuo dentro do escritório, de tanto que desde 2016 novas áreas foram agregadas ao portifólio. “O Compliance surgiu como um grande divisor de águas em nossa trajetória, pois nos ajudou a criar um conceito de trabalho que sempre defendemos: a integridade.” Afirma Dr. Alexandro que desde 2015 se dedica ao tema e recentemente adquiriu várias certificações profissionais pela LECBOARD em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (CPC-a – Compliance Anticorrupção; CPC-PD: Compliance em Proteção de Dados; CPIIC: Investigações Internas e Corporativas de Compliance). “Além do Compliance, temos forte atuação auxiliando empresas a se adequarem à Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD” complementa Alexandro Guirão.

Além das áreas de consultoria já destacadas, os irmãos jamais se desprenderam do direito tradicional, atendendo inúmeras pessoas físicas que também necessitam de seus conhecimentos jurídicos nas áreas do Direito de Família, Consumidor, Imobiliário e da saúde nos mais de 4 mil processos já trabalhos em todo esse tempo. Mas mesmo com toda essa dedicação eles resolveram prospectar um novo segmento para o escritório: o Direito Eleitoral, que atualmente é matéria de muita dedicação do Dr. Moacir, que no ano de 2022 se tornará especialista na área pela Escola Judiciaria Eleitoral Paulista que ministra a especialização em parceria com a Escola Paulista da Magistratura.

Ambos são categóricos em afirmar que após 20 anos de atividade chegaram ao patamar profissional que almejavam quando iniciaram a sua carreira lá nos idos de 2001. O desafio agora é o preparo para o novo Direito e as novas tendências que o mercado jurídico vem desenvolvendo. Tanto é que os projetos profissionais da família Guirão é a estruturação de um segmento do Direito Digital, Inovação e Empreendedorismo que já é uma realidade dentro da banca.

Como ocorre com todas as empresas que perseveram no país, a história da Guirão Advogados vem sendo escrita com muita dedicação e esforço, comemorando os resultados positivos e aprendendo com os negativos. Em meio aos erros e acertos, associado a muito profissionalismo e estudos, os advogados Alexandro Guirão e Moacir Guirão Junior acreditam estar preparados para os próximos 20 anos.